Skip to main content

MOVIMENTOS POPULARES SOCIOAMBIENTAIS: LUGAR TEOLÓGICO, OUTROS LUGARES E PERSPECTIVAS.


MOVIMENTOS POPULARES SOCIOAMBIENTAIS: LUGAR TEOLÓGICO, OUTROS LUGARES E PERSPECTIVAS.

OBS: Texto de estudo solicitado pelos Teólogo(a)s da Ameríndia sobre a interlocução do Papa Francisco com os Movimentos Populares.

 

Roberto Malvezzi (Gogó)[1]

 

  1. Movimentos Populares Socioambientais, um lugar teológico

Não é uma atitude forçada dizer que os Movimentos Populares Socioambientais são um lugar teológico, além de um lugar social, político, econômico, ambiental etc. Lugar teológico é o mesmo que dizer um lugar onde – e de onde – Deus fala para todos e todas. Em uma carta aos Movimentos Populares o Papa Francisco afirma claramente:

O ciclo das águas e as enchentes


O ciclo das águas e as enchentes

Roberto Malvezzi (Gogó)

O ciclo das águas começa com as chuvas, a partir da evaporação dos oceanos. No Brasil e em parte do continente latino-americano, engrossado pela evapotranspiração da floresta Amazônica. Então, os rios voadores espalham chuvas por quase todo território nacional, que serão armazenadas em aquíferos como Guarani, Urucuia e Bambuí no Planalto Central. Depois, eles distribuem essas águas para todas as grandes bacias brasileiras.

Outra parte corre nos mananciais de superfície e volta ao mar, ou fica armazenada em mananciais de superfícies, como lagoas e lagos. Outra parte evapora e retorna para a atmosfera.